Areeiro: (+351) 21 840 74 25 infocel@cel.pt Amoreiras: (+351) 21 382 71 30 infoempresas@cel.pt

CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS – ENTIDADE PROMOTORA

O CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS é coordenador de projetos Erasmus+, em Portugal.
Entre 1996 e 2013, promovemos cerca de 16 projetos ao abrigo do Programa antecessor – Leonardo da Vinci,
tendo enviado centenas de jovens portugueses de várias áreas profissionais para diversos países europeus.

A CEL PROMOVEU ATÉ AO MOMENTO OS SEGUINTES PROJECTOS DE MOBILIDADE:
Atlântico I | Atlântico II | Atlântico III | Atlântico IV | Atlântico V | Atlântico VI | Euromobilidade 25 I | Euromobilidade 25 II | Euromobilidade 25 III | Lisboa – Mobilidade / Empregabilidade | LxMove | LxMove II | LxMove III | Mobilidade + Línguas = Passaporte para o Futuro | Mobilidade + Línguas = Passaporte para o Futuro II | Mobilidade + Línguas = Passaporte para o Futuro III | C.I.L. – Cultura e Inovação em Línguas | C.I.L.II – Cultura e Inovação em Línguas.

SABES O QUE É UM PROJETO DE MOBILIDADE?
Os projetos de Acção Chave 1 – mobilidade individual para fins de aprendizagem oferecem aos participantes, a oportunidade de melhorar as suas competências, a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural.
Através dos nossos projetos, oferecemos estágios profissionais para formandos recém-graduados, contribuindo para uma melhoria na aquisição e na utilização de conhecimentos, competências e qualificações, de forma a facilitar o desenvolvimento pessoal, a empregabilidade e participação no mercado de trabalho europeu.
Só é possível participares, se fores aluno de uma organização com projeto aprovado.

COMO CONCORRER?
Para 2016 – 2018 – Se és nosso aluno, ou aluno de uma das Escolas Profissionais do Consórcio dos nossos projectos (Câmara Municipal de Lisboa ou Casa Pia de Lisboa) e queres participar num projeto, envia-nos o teu Currículo em modelo Europass com referência expressa “Candidatura ao Programa Erasmus+”.

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO DOS PARTICIPANTES

a) Avaliação Curricular: na qual serão considerados e ponderados factores como a habilitação académica de base, competências em línguas estrangeiras, formação e experiência profissional e coerência do percurso, visando avaliar as aptidões profissionais dos candidatos, com base na análise do respectivo currículo vitae e carta de motivação, classificável de 0 a 20 valores.

b) Entrevista Pessoal de Selecção: na qual serão ponderados factores como: graus de responsabilidade, iniciativa, motivação, autonomia, adaptabilidade, factores de personalidade, visando avaliar, numa relação interpessoal e de forma objectiva e sistemática, as aptidões profissionais e pessoais dos candidatos, mediante a ponderação de parâmetros, sendo classificada de 0 a 20 valores, com uma duração previsível de 30 minutos.

A AC representa 40% da avaliação final e a EPS os restantes 60%. A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, resultará da média das classificações obtidas em cada um dos métodos utilizados, considerando-se não aprovados os candidatos que, na classificação final, obtenham classificação inferior a 10 valores. Serão seleccionados os participantes que obtenham as classificações mais elevadas.

CERTIFICAÇÃO
Sendo o Programa Erasmus+ promovido por entidades devidamente qualificadas, os diplomas e certificados emitidos pelas entidades de acolhimento serão validados num contexto de formação ao longo da vida para efeitos curriculares e dentro da Certificação Europeia. O documento EUROPASS MOBILIDADE será atribuído a todos os participantes. O número de vagas do Programa é limitado, conforme subvenção aprovada. Para mais informações, contacta o nosso Gabinete Europeu de Mobilidade através do infocel@cel.pt

Lista de participantes seleccionados do Projecto 2015-1-PT01-KA102-012587 http://cel.pt/lista-de-participantes-seleccionados/

CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS – ENTIDADE DE ACOLHIMENTO EM LISBOA – PORTUGAL

O Centro Europeu de Línguas trabalha também enquanto entidade de acolhimento no âmbito do Programa Erasmus+. Esta experiência remonta a 1996, ano em que começámos a trabalhar com o PROGRAMA Leonardo da Vinci, tendo recebido em programas de mobilidade e estágio, centenas de jovens das mais diversas nacionalidades e áreas profissionais. Enquanto Parceiro de Acolhimento, preparamos e organizamos a estadia de participantes em grupo ou individuais, ajustando todos os detalhes, às necessidades específicas de cada parceiro de envio e de cada participante.
Centro Europeu de Línguas & Lisboa – A solução ideal para um estágio de sucesso.

PREPARAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL
Enquanto escola de línguas, amplamente certificada (ver ACREDITAÇÕES), organizamos cursos de língua e cultura portuguesas, nos vários níveis, de acordo com o QECRL, ajustados às necessidades de comunicação e área profissional de cada participante.

ESTÁGIO
De acordo com o perfil curricular e a carta de motivação do participante, oferecemos estágios de qualidade, em qualquer área profissional, ajustados à realidade nacional e às expectativas de cada participante. Os estágios ao abrigo deste Programa são de uma forma geral não remunerados.

DURAÇÃO
A duração dos estágios é variável, de acordo com as características dos projetos de cada entidade de envio. Tendo em conta a aprendizagem linguística e aquisição de experiência profissional que se pretende através desta iniciativa, recomendamos, de uma forma geral, estágios com um mínimo de 3 meses.

ALOJAMENTO
Através dos diferentes contactos que temos com diversas entidades de alojamento, oferecemos as melhores opções de acordo com as características de cada mobilidade.

TRANSPORTES LOCAIS
O CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS apoia todos os participantes na aquisição dos títulos de transporte na cidade, estudando sempre as opções mais económicas e eficazes, adaptadas às necessidades individuais de cada um.

TRANSFER
À chegada a Lisboa, todos os participantes são recebidos por um dos tutores do CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS e acompanhados ao seu local de alojamento, sendo-lhes ainda entregues mapas e informações gerais sobre a cidade e o sistema de transportes públicos.

ACOMPANHAMENTO
Os nossos tutores oferecem um acompanhamento personalizado e constante a cada participante. São profissionais com vasta experiência em programas de mobilidade, vocacionados para o acolhimento de jovens de outras nacionalidades, contactáveis 24h por dia para a resolução de qualquer problema inerente à adaptação à cidade/país de acolhimento. Durante todo o programa de mobilidade, os participantes têm semanalmente sessões de acompanhamento formais e informais com os nossos tutores.

CONTROLO DE QUALIDADE
Todos os participantes preenchem regularmente questionários de avaliação e satisfação, com vista a um controlo de qualidade e numa perspectiva de melhoria contínua.

CERTIFICAÇÃO
Sendo o Programa Erasmus+ co-financiado pela Comissão Europeia, os diplomas e certificados emitidos pelo Centro Europeu de Línguas e pelas empresas de acolhimento, são validados num contexto de formação ao longo da vida para efeitos curriculares e dentro da Certificação Europeia – Europass Mobilidade. Para mais informações, contacte-nos.

PREPARAÇÃO LINGUÍSTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ERASMUS
Preparamos também linguística e culturalmente, alunos estrangeiros que ingressam numa formação académica em Portugal e alunos portugueses que vão realizar os seus estudos num outro país da U.E. Neste âmbito e através da nossa experiência e know how na área da mobilidade, estamos abertos a todo o tipo de colaboração por parte de alunos ou diretamente através das universidades.

Se procura uma entidade credível e experiente em Portugal, que garanta resultados finais excelentes, encontrou a solução. Contacte-nos.