Areeiro: (+351) 21 840 74 25 infocel@cel.pt Amoreiras: (+351) 21 382 71 30 infoempresas@cel.pt

COORDENADOR DOS PROJETOS

GIVE ME A SIGN
O projeto “Give me a Sign”, sob a coordenação do CEL, foi aprovado em 2015, no âmbito da Acção KA2 do programa Erasmus+.
Tem como principais objetivos, a promoção do multilinguismo para cidadãos Europeus utilizadores de língua gestual, a par da sensibilização e divulgação das línguas gestuais europeias. A parceria deste projeto é composta por dois parceiros nacionais, e por parceiros no Reino Unido, Áustria e Turquia.
http://www.givemeasign.org

WORK OF ART
Em 2012, foi aprovado o nosso Projeto “Work of Art” coordenado pelo Centro Europeu de Línguas, no âmbito do Programa Leonardo da Vinci, Acção Parcerias. Este projeto visa melhorar os conhecimentos e competências linguísticas de profissionais que trabalham em museus, particularmente seguranças e vigilantes em exposições. A parceria deste projeto contou com parceiros no Reino Unido, Polónia, Turquia e Alemanha.
http://www.workofart-project.eu/

WELCOME
Em Julho de 2012 foi aprovado o projeto de Transferência de Inovação “Welcome”, coordenado pelo CEL. Este projeto produziu uma plataforma inovadora de auto-aprendizagem de línguas estrangeiras disponível online, centrada no contexto do quotidiano de profissionais do setor de hotelaria e turismo, focando o vocabulário mais relevante em quatro línguas da União Europeia – Português, Francês, Castelhano e Inglês.
http://www.welcomeproject.eu/

LANGUAGE FACILITATOR
Em 2004, o CEL iniciou, mais uma vez como coordenador, um novo projeto linguístico, “Language Facilitator”. Este projeto produziu uma plataforma inovadora de auto-aprendizagem de línguas estrangeiras via internet, no contexto do quotidiano profissional de “tutores” de projetos europeus vocacionados para a mobilidade, focando o vocabulário mais relevante em seis línguas da União Europeia – Português, Francês, Inglês, Alemão, Castelhano e Eslovaco.
http://www.languagefacilitator.pt/

CONSTRUTOR 2000
O CEL foi o promotor do projeto “Constructor 2000”, uma ferramenta que visa facilitar a aprendizagem de línguas estrangeiras por parte de profissionais do setor da construção civil. Após a primeira fase do projeto, galardoado com o Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras na área do Ensino/Aprendizagem das Línguas, foi aprovado o “Constructor 2000” – 2ª fase, que teve início no ano 2001 e que terminou em 2004. Este projeto, também apoiado pelo Programa Comunitário Leonardo Da Vinci, foi apresentado publicamente em Fevereiro de 2004. O resultado final deste projeto inclui um DVD-ROM em seis línguas (português, espanhol, francês, inglês, italiano e alemão). Desta maneira, e mais uma vez, conseguimos dar um maior relevo ao ensino/aprendizagem de línguas com objetivos específicos, contemplando conteúdos programáticos inovadores face à atual oferta do ensino de línguas para fins profissionais. Este projeto foi levado a cabo por Pilar Pantoja e John Walker. O DVD-ROM do “Constructor 2000“ encontra-se disponível. Para mais informações contacte-nos.

PARCEIRO NOS PROJETOS

VET TOWARDS ECVET
Este projeto, aprovado em 2015 no âmbito da acção KA2 do programa Erasmus+, é precursor do projeto ECVET Mobility Net.
Tem como principal objetivo a uniformização de percursos de formação com a implementação do sistema ECVET nas áreas do turismo: Rececionista de Hotel e Técnico de Vendas na área do Turismo. O projeto é coordenado por um parceiro em França e conta com parceiros em Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido.
http://afec-europe.fr/wordpress/en/vet-towards-ecvet/

ECVET Mobility Net
Em 2013, foi aprovado o Projeto “ECVET Mobility Net”, em que o Centro Europeu de Línguas foi parceiro, no âmbito do Programa Leonardo da Vinci, Acção Parcerias. Este projeto visa a elaboração de um Guia de Boas Práticas e de uma Rede de entidades especializadas na gestão de programas de mobilidade para Pessoas no Mercado de Trabalho e o estabelecimento de um reconhecimento ECVET para os nossos beneficiários. A parceria deste projeto é composta por um coordenador Francês e por parceiros em Portugal, Itália e Irlanda do Norte.
http://afec-europe.fr/wordpress/nos-projets/programmation-2007-2013/ecvet-mobility-net/

E·BRIDGE2
O projeto “eBridge2”, um Projeto de Transferência de Inovação, desenvolvido no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida / Leonardo da Vinci, foi aprovado em Julho de 2012. O CEL é o parceiro português deste projeto, promovido pela Iturbrok que visa proporcionar e-learning e m-learning em línguas estrangeiras e recursos culturais para apoiar a mobilidade de estudantes do ensino vocacional em experiências de mobilidade transnacional. Está disponível nas línguas dos 6 estados membros participantes (Espanha, Portugal, Polónia, Letónia, República-checa e Turquia).
http://www.ebridge2.eu/

MASTER MOB
O “M.A.S.T.E.R. Mob (Multimedia approach for a sustainable training in an European Route for Mobility)”, um Projeto de Transferência de Inovação desenvolvido no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida / Leonardo da Vinci, foi aprovado em Julho de 2012. O CEL é o parceiro português deste projeto, promovido pela Cap Ulysse e que visa a criação de um serious game para preparação de profissionais que participem numa experiência de Mobilidade. Está disponível nas línguas dos 5 estados membros participantes (França, Portugal, Espanha, Reino Unido e Itália) como forma de promover a integração e adaptação social e cultural de profissionais que realizam experiências transnacionais.
http://www.mastermob.eu/

MUSIC MAESTRO
Em 2011, foi aprovado o Projeto “Music Maestro” (Making Music Matter in the Classroom), em que o Centro Europeu de Línguas participou enquanto parceiro, no âmbito do Programa Grundtvig, Ação Parcerias.
Este projeto visa a troca de experiências de forma a reforçar a dimensão europeia e a melhorar a qualidade das organizações que trabalham na área da educação de adultos, através da cooperação transnacional entre as instituições que participam nesta parceria. Com base na utilização de música em contexto de sala de aula, pretende-se partilhar e explorar de que forma é que cada organização parceira utiliza a música e canções no processo de ensino para adultos. Recorrendo à Música de diferentes formas:
– Como forma de quebrar o gelo e criar confiança na área da educação de adultos.
– Como ferramenta para motivar alunos adultos para a aprendizagem de línguas.
– Como ferramenta para construir espírito de equipa.
– Como uma ferramenta no ensino de línguas. A parceria deste projeto é composta por um promotor Espanhol e por parceiros em Portugal, Estónia, Itália, Polónia e Turquia.
http://www.europeansharedtreasure.eu/detail.php?id_project_base=2011-1-ES1-GRU06-35133

In.P.U.T.
Em 2010, foi aprovado o Projeto “In.P.U.T.” (Innovative Profile for Updated Training), em que o Centro Europeu de Línguas é parceiro, no âmbito do Programa Leonardo da Vinci, Ação Parcerias. Este projeto assenta numa reflexão sobre o perfil profissional dos Gestores de Eventos Culturais em toda a Europa, as suas competências e perspetivas. Através do mesmo, procura-se essencialmente responder às necessidades específicas de certificação que os profissionais na área da gestão de eventos apresentam (uma vez que de uma forma geral são profissionais sem formação e qualificação formais nesta área), contribuindo assim para a estandardização de qualificação profissional a nível europeu e facilitando a transferência das competências dentro da União Europeia. A parceria deste projeto é composta por um promotor Italiano e por parceiros em Portugal, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha e Polónia.
http://alfmed.com/combination-programs/input-innovation-profile-for-updated-training/

SPEAK UP
O projeto “Speak Up (Facilitating the Mobility of European Workers by the Development of Professional Language Skills)”, um Projeto de Transferência de Inovação desenvolvido no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida / Leonardo da Vinci, foi aprovado em Setembro de 2010. O CEL é o parceiro português deste projeto, promovido pela Fondación Andaluza Fondo de Formación y Empleo e que visa a elaboração de ferramentas de aprendizagem de línguas estrangeiras entre as comunidades migrantes dos 4 estados membros participantes (Espanha, Portugal, Alemanha e Reino Unido) como forma de promover a integração profissional e evitar a exclusão social. “Speak Up” inspirou-se em 2 projetos produzidos anteriormente, um dos quais o projeto “Constructor 2000”, promovido pelo CEL em 2000.
http://www.speakup-project.eu/